Publicações

Luciana Barros Oliveira

Ariadne Enes Rocha

Sinopse

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresenta e específica a operacionalização associada às etapas de gerenciamento de resíduos sólidos. O PGRS estabelece diretrizes para o gerenciamento sanitariamente e ambientalmente adequado dos resíduos gerados na instituição, visando reduzir o volume de resíduos e rejeitos, proteger os recursos naturais e o meio ambiente. Além de consolidar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que objetiva estimular a implementação de práticas de sustentabilidade mediante os eixos temáticos, mormente a “Gestão adequada dos resíduos gerados” e a Agenda 2030, transformando o nosso mundo para o desenvolvimento sustentável, os ODS 4, 8, 11, 12 e 17. Assim, convidamos todos a se envolver e compartilhar da responsabilidade de monitorar e melhorar a Gestão de Resíduos Sólidos da UEMA.

Para ter acesso ao conteúdo do livro informativo do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) na íntegra, clique no link abaixo:

https://www.editorauema.uema.br/index.php/omp/catalog/view/328/247/296

 

 

O capítulo intitulado “Gestão de Resíduos: Construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade Estadual do Maranhão”, presente na 3ª edição da obra “Práticas Sustentáveis no Processo de Ambientalização da Universidade Estadual do Maranhão”, tem como principal objetivo detalhar o processo de elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O capítulo aborda os desafios enfrentados e as soluções adotadas para a criação de um sistema de gestão de resíduos que visa promover a sustentabilidade no contexto acadêmico.

CAPITULO DE LIVRO PGRS 2024

 

Nadja Furtado Bessa dos Santos

Sinopse

Este livro foi elaborado a partir do projeto de extensão (PIBEX) “SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: uso correto de óleo residual e da borra de café, aplicado no Complexo Administrativo Zafira da Silva de Almeida (UEMA) e cantinas de 10 prédios da Instituição. A proposta é apontar uma reflexão e apresentar informações, dicas e práticas sustentáveis para a gestão sustentável dos resíduos da borra de café e do óleo residual, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e produção responsável), possibilitando assim, uma mudança de valores individuais e coletivos dentro da Universidade com ênfase na responsabilidade socioambiental. (Sinopse retirada da página da Editora UEMA)

https://www.editorauema.uema.br/index.php/omp/catalog/view/336/256/324

 

NÁDJA FURTADO BESSA DOS SANTOSLUIZ DAVI CORREA PINTOKEDMA MADALENA GARCEZ GONÇALVESJORGE HAMILTON SOUZA DOS SANTOSLIANA FLÁVIA SANTOS COELHORAIMUNDO AFONSO SILVA PAIVA

Sinopse

O descarte de medicamentos é um problema endêmico no Brasil. De um lado, estão os geradores de resíduos, aqui considerados como as indústrias farmacêuticas que produzem os medicamentos. Do outro, está a população, que desconhece como descartá-los corretamente. Este Manual é produto do Projeto de Extensão: “ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBREDESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS”, que foi aplicado no Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, com as turmas do 1º e 2ºanos do Ensino Médio, sob a coordenação da prof.ª Nádja Furtado Bessa dos Santos e executado pelo bolsista extensionista Luiz Davi Correa Pinto eextensionista voluntário Raimundo Afonso Silva Paiva. Pensando nisto, foi elaborado este manual para orientar esta comunidade escolar, objetivando mostrar os impactos ambientais advindos do descarteinadequado dos medicamentos residenciais vencidos e/ou em desuso no meio ambiente e para a saúde pública, que através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS 3, 4, 6, 11 e 12) ajudarão na garantia do desenvolvimento sustentável. (Sinopse retirada da página da Editora UEMA)

https://www.editorauema.uema.br/index.php/omp/catalog/view/376/291/443