PROINFRA realiza o primeiro Simpósio de Gestão de Resíduos Sólidos
Por Pró-Reitoria de Infraestrutura em 23 de maio de 2025
UEMA inicia Simpósio de Gestão de Resíduos Sólidos com foco em sustentabilidade e ações colaborativas
Teve início no dia 22 de maio, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Simpósio de Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pela Coordenação de Gestão de Resíduos Sólidos da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA). Com o tema “Reaproveitar, Reciclar e Reimaginar o Futuro dos Resíduos Sólidos”, o evento reúne diversos especialistas, pesquisadores e gestores públicos em uma programação híbrida que segue até hoje, 23 de maio, com o objetivo de fomentar o debate e apresentar soluções práticas para os desafios da sustentabilidade.
Durante a mesa de abertura, a Pró-Reitora de Infraestrutura, Prof.ª Dra. Maria Teresinha de Medeiros, destacou a relevância do simpósio para a Universidade, enfatizando que “Este evento é uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos que estamos trilhando na gestão de resíduos sólidos em nossa instituição. Tenho certeza de que, após ouvirmos as experiências de colegas de outras instituições e estados, sairemos mais fortalecidos na construção de uma gestão mais sustentável”, afirmou Maria Teresinha. A mesa também contou com a presença da Prof.ª Dra. Ariadne Enes Rocha (UEMA), da Prof.ª Dra. Emilia Rabbani (UPE), de Sara Meireles (UFSC), da Prof.ª Ilka Serra (PROEXAE), do Prof. Paulo Catunda (UEMA) e do Prof. Fernando Bezerra (UEMANET), que representou a Prof.ª Dra. Lígia Tchaika (UEMANET).
O simpósio apresenta uma ampla programação, que inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos acadêmicos, o lançamento de um livro informativo, além da exibição do Painel de Resíduos da UEMA, ferramenta que reúne dados e iniciativas voltadas à gestão de resíduos na instituição.
A palestra de abertura, intitulada “Ações e Políticas Associadas à Redução, Reutilização e Reciclagem de Resíduos Sólidos”, foi ministrada por Cássio Giovanni, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O palestrante abordou políticas públicas e ações práticas voltadas à sustentabilidade e à mitigação dos impactos ambientais, destacando a importância da articulação entre os diversos setores da sociedade.
No período da tarde, no auditório da UEMANET, o evento contou com uma série de mesas-redondas, que discutiram a atuação das instituições na gestão de resíduos sólidos. Estiveram presentes o Prof. Dr. Antônio Jacob Junior, Luane Lemos (representante da EMAP), Raimundo Nonato (representando a SEMOSP), Laiana Linhares (representando a SEMA), além da Prof.ª Dra. Andrea do Carmo Araújo, da Prof.ª Dra. Georgiana Marques (IFMA), da Prof.ª Dra. Ivoneide Nascimento (UEMASUL), da Coordenadora da Gestão de Resíduos Sólidos da PROINFRA, Luciana Barros Oliveira, e de Jorge Antônio Carvalho (UFMA). Os debates mostraram de que forma cada instituição, por meio de seus representantes, tem atuado na construção de estratégias eficientes para a gestão dos resíduos sólidos, com foco na preservação do planeta.
O evento segue no dia 23 de maio com a apresentação dos trabalhos acadêmicos submetidos, promovendo a valorização da pesquisa e do conhecimento científico como pilares fundamentais para a inovação e sustentabilidade ambiental.
Por: Amanda Rayol
Fotos: Rafael Carvalho e Walter Goiabeira.